Por que esse texto? Vocês podem estar se perguntando... Não tem nada a ver com educação!
Será???
Estamos discutindo sobre tempos e espaços na educação Infantil e esse texto tem tudo a ver com o tempo da subjetividade, das emoções, das lembranças num espaço comum e corriqueiro.
Estamos discutindo sobre tempos e espaços na educação Infantil e esse texto tem tudo a ver com o tempo da subjetividade, das emoções, das lembranças num espaço comum e corriqueiro.
Se transportarmos toda essa carga emocional para o espaço de nossas salas de atividades, o que temos? Como nos relacionamos com ele? E as crianças, que emoções esses espaços despertam?
Esse é um bom começo para pensarmos no que temos, no que queremos e em como podemos alcançar esses objetivos.
Fácil? Claro que não! Mudanças são sempre difíceis, principalmente porque estamos envolvidos até o pescoço e antes de pensarmos nas crianças será preciso revermos nossos conceitos, nossas lembranças... será preciso abrirmos a caixa de pandora das nossas lembranças, dos nossos motivos, dos sonhos e frustrações que acompanham cada um de nós.
Discutir essas mudanças requer que cada um assuma um compromisso consigo mesmo e com as crianças que fazem parte desse universo afinal esse espaço também é delas e não é justo tomarmos todas as decisões!