CMEI VILA LORENA

CMEI VILA LORENA

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

O mundo animal também guarda suas tragédias

Você sabia que na UNILIVRE existia um casal de cisnes negros que foram batizados como Romeu e Julieta por um grupo de crianças que esteve no lago?


O Cisne Negro ( Cygnus Atratus) é uma ave aquática de origem Australiana, sem hábitos migratórios( nasce e vive toda sua vida no mesmo lugar). Pertence a família Anatidae, a mesma família dos patos e gansos. Podem viver até 25 anos.Possuem bico e olhos vermelhos e nas pontas das asas algumas penas brancas. O ninho e os filhotes são cuidados tanto pelo macho quanto pela fêmea. após formado o casal permanece junto pela vida toda.
Seja por coincidência ou não a história desse casal teve um desfecho parecido com o dos personagens que lhes inspiraram os nomes:
Romeu e Julieta estavam felizes em sua casa e se preparavam para aumentar a família quando foram surpreendidos por um cão abandonado.
Na tragédia Julieta não resistiu e sem a mãe os filhotes também não sobreviveram.
Agora quando você for ao lago poderá ver Romeu nadando sozinho, pois não aceitará outra companheira nem constituirá família.
Coisas tristes não acontecem apenas com as pessoas, e esse é um fato que pode nos ajudar a refletir sobre como estamos tratando nossos animais de estimação, se o cão tivesse um lar talvez não precisasse atacar os cisnes e essa história tivesse um outro final..




Como profissionais da Educação Infantil precisamos refletir com nossas crianças sobre como nossas ações interferem na vida do Planeta, são as ações cotidianas que perpetuam nossa história. Pensem nisso!!!!




Universidade Livre do Meio Ambiente

No encontro de formação do dia 26/08 estivemos na UNILIVRE.
Mas o que é a Unilivre?
Universidade Livre do Meio Ambiente é uma sociedade civil sem fins lucrativos. Um espaço para transferência de conhecimentos sobre o meio ambiente e ecologia, para a população. Uma referência em estudos de preservação de ecossistemas, economicamente sustentáveis.
A Unilivre foi inaugurada em 1992, com a presença do oceanógrafo Jacques Cousteau. Posteriormente, foi declarada de utilidade pública por lei municipal (1993) e estadual (1996).
Está encravada no Bosque Zaninelli, que possui 37 mil m². No local, havia uma pedreira explorada pela família Zaninelli, desativada em 1983. O bosque possui densa mata nativa, várias espécies de aves e um lago com 8 metros de profundidade, onde existem carpas.
A sede da Unilivre é basicamente uma torre de madeira que integra-se ao meio ambiente. Foi construída com troncos de eucalipto (vigas e pilares) e complementada com imbuia, cambará, cedro e vidro. Uma rampa em espiral dá acesso a salas de aula, escritório e um mirante de 25 m. É um projeto do arquiteto Domingos Bongestabs, que também assina o projeto da Ópera de Arame.   




























É um espaço gratuito está localizado a Rua Victor Benato, 210  no Pilarzinho.
Sendo uma boa alternativa  para quem deseja se reconectar com a natureza refletindo sobre seu lugar nessa teia ou simplesmente para quem deseja um pouco de beleza e paz perto da natureza!






quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Para além dos muros...

A equipe do Maternal I aceitou esse desafio e as crianças foram passear no entorno da Unidade.
Olha só o que descobriram nessa aventura:













É isso aí galerinha só podemos transformar aquilo que conhecemos...

Vamos todos a casa da Vovó ...

Isso mesmo as crianças do Maternal II  enfrentaram esse desafio enorme... 
Ir a casa da Vó Evanilde para conhecer seu jardim e as árvores de romã.
Foi uma experiencia fantástica para as crianças que se sentiram como pássaros fora da gaiola, para as profissionais que perceberam o quanto essa proposta foi rica em aprendizagens e a vó Evanilde que pode compartilhar um pouquinho de sua sabedoria com os pequenos.













Dá para esquecer uma experiência assim??


quinta-feira, 13 de agosto de 2015

O espaço externo e as aprendizagens


Muitas propostas estão sendo realizadas do lado de fora das salas pois as equipes da Unidade vem se esforçando para ver os espaços externos como ambientes de aprendizagem.
Alguns destaques:

Os passeios do Berçário:
A brincadeira na areia do MI:


Atividade com tinta do MII:

A horta do MIII:
As caras e bocas do Pré em atividade de observação:


As crianças têm se divertido muito e aprendido enquanto brincam e aproveitam o tempo bom que tem feito na cidade.