CMEI VILA LORENA

CMEI VILA LORENA

sábado, 14 de outubro de 2017

Professor de Educação Infantil

     Nos últimos anos temos sido bombardeados com informações sobre a Educação Infantil.
     Os jornais volta e meia trazem reportagens sobre o assunto, aliás todo mundo sempre tem algo a dizer sobre quem atende essas crianças: pais, médicos, psicologos, diretores, politicos, jornalistas, blogueiros e por aí vai. Todos parecem saber muito sobre o que fazer com crianças tão pequenas...
     Será?
    Será que todo mundo sabe o quanto é arriscado colocar tantas crianças tão pequenas no mesmo espaço físico? Sabem que esses bebês adoecerão mais até que seus corpos adquiram a imunidade necessária para viver fora de suas casas?
     Sabem o quanto é desafiador para elas dividir espaços, afetos, brinquedos?
     Sabem que essas pessoas tão pequenas têm que lidar com tantas adaptações que as vezes entram em colapço e não sabem explicar isso a ninguém?
    Sabem que é preciso fazer malabarismos nos espaços físicos oferecidos a elas para que se desenvolvam saudavelmente?
     Sabem que essa é uma experiência mágica mas assustadora e que a forma como cada uma se relaciona com o mundo pode ser decidida nesse processo?
     Talvez nem façam idéia e considerem tudo isso uma tremenda bobagem, crianças crescem e é isso, ponto final.
     Nada disso, crianças aprendem a ser humanas com os humanos e quando esses por qualquer motivo esquecem sua humanidade nossas crianças terão problemas!
     Nesse contexto todo existe alguém que precisa saber de tudo isso e mais, precisa se preocupar a cada segundo com isso: o professor de Educação Infantil.
     Mas afinal quem é esse profissional?
     Ele já foi alguém que gostasse de criança, já foi voluntário da boa vontade, já foi o caridoso cheio de dó, já foi a segunda mãe, a  babá e até a tia, mas hoje nenhuma dessas relações é suficiente para que faça seu trabalho direito.
     O profissional de Educação Infantil é antes de tudo um ser humano já que sem esse quesito básico não pederá ser exemplo para crianças que estão se apropriando de sua humanidade.
     Como humano é alguém com sensibilidade capaz de perceber o caminho de cada criança nesse processo, sempre pronto a acolher, compartilhar, emocionar, proteger enfim sempre pronto a apresentar a elas as milhares de possibilidades que as ajudarão a se tornarem seres humnanos de fato e de direito! 
      É profissional qualificado para exercer a profissão estando no mesmo patamar dos outros profissinais do país.
     E como trabalham esses profissionais?
   O maior desafio desses profissionais é garantir o processo de descoberta dessas crianças, mostrando-lhes um mundo que valha a pena ser conhecido, amado e protegido onde o riso seja largo, o espirito seja livre e a convivência encantadoramente saudável, onde elas possam aprender a ser humanas sendo humanas na companhia de adultos humanos, onde possam aprender a lidar com sentimentos e emoções amparadas por adultos que se permitem emocionar na frente delas e que não consideram suas preocupações e temores menores por se tratarem de sentimentos infantis.
     Os espaços de Educação Infantil são espaços educativos, espaços de convivência social mas não são escolas, esses espaços onde as pessoas vão para estarem sentadas umas atras das outras, onde produzem em serie, andam em fila e são cobradas o tempo todo a aprenderem,,, aprenderem aprenderem...
     Nosso espaço de Educação Infantil é sim espaço de aprendizagem mas as crianças aprendem muito pouco com palavras elas aprendem com exemplos, ao compartilhar experiências significativas, ao serem respeitadas enquanto pessoas.
     Por isso é preciso que os olhares se voltem para os professores de educação infantil, é preciso que os próprios professores se perguntem se estão preparados para exercer essa função uma vez que nessa fase da educação dos brasileiros será preciso ensinar aprendendo, a fazer fazendo, a demonstrar vivenciando, a conhecer se dando a conhecer pois informações servem para os canais que as vinculam mas como não somos canais de vinculação de informações precisamos garantir que nossas crianças vivam cada uma de suas experiências: corram, pulem, comam, se cuidem, descubram, elaborem hipoteses, façam amigos, gostem e disgostem, descansem e se agitem, gritem e se calem, chorem e sorriam enquanto brincam e se apropriam de suas proprias existências.
     Mas e os professores de Educação Infantil fazem o que nesse processo?
    Precisarão ser feras, super profissionais e acima de tudo humanos por excelencia para que se permitam ser os quadjuvantes nesse espetáculo, os contra-regras com tudo sob controle para que o show da vida seja o melhor espetáculo que cada uma dessas crianças puder protagonizar pois afinal o melhor mestre não é aquele que mostra o caminho enquanto faz a camonhada com seu discipulo e o ajuda a encontrar as ferramentas certas para resolver seus conflitos?
     Esse é o professor de Educação Infantil!!!!