CMEI VILA LORENA

CMEI VILA LORENA

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Aprendizagens de além mar...

 As profissionais da turma do Pré I fizeram com as crianças uma incursão pela África.


Uma das propostas trabalhadas foi arte com colagem representando a figura humana: Mulher Negra
A ideia desse trabalho foi que as crianças pudessem perceber atraves das imagens vinculadas em materiais impressos diferenças e semelhanças entre as pessoas.







As criança conheceram a história da Bruna


 Reproduziram a galinha d' angola:



No livro descobriram também sobre a arte de contar histórias através de imagens e que na Africa fazem isso usando tecidos conhecidos como ALAKA ou PANÔ.





Conheceram a história das mães africanas que para acalentar seus filhos durante as terriveis viagens a bordo dos tumbeiros, rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles faziam pequenas bonecas de tranças ou nós, que serviam como amuletos para proteção.
Essa boneca ficou conhecida como ABAYOMI, que em iorubá significa " Encontro Precioso"!


E por conta da ABAYOMI as crianças e seus familiares também tiveram um "encontro precioso" quando no sábado de integração uniram suas habilidades para confeccioná-las.




Todas essas aprendizagens foram reunidas num painel que está em eposição no CMEI,  afinal compartilhar é sempre uma boa escolha. 







Além dessas propostas as crianças ainda tiveram a oportunidade de passear pelo continente africano através de sua fauna, sua música, costumes e culinária.








 


Parabéns equipe o trabalho ficou nota mil!!!!!!!!!