CMEI VILA LORENA

CMEI VILA LORENA

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Qual é a Educação que estamos oferecendo?

Com base no texto Educação Infantil: Espaços e Experiências da Daniela de O. Guimarães estamos fazendo uma reflexão sobre o trabalho realizado no CMEI.
Para nos ajudar a pensar melhor sobre nossas ações vamos elencar alguns aspectos apresentados no texto a começar pela concepção de educação:
"Educação na perspectiva do texto é entendida como a possibilidade de investimento na expansão da criança em suas múltiplas dimensões: emocional, sensorial, motora, mental, sócio-afetiva."  
Mas na prática o que isso significa???
Significa que nessa perspectiva educar é escutar a criança, mobilizando ampliações de suas possibilidades de exploração do mundo.
Porém nossa tendencia ao olharmos a criança é buscar o que ela sabe, o quanto sabe, o que já aprendeu, revelando nossa preocupação com a quantidade e variedade de informações enquanto buscamos como a criança representa a realidade em sua fala e ação.
Para que possamos fazer educação na perspectiva apresentada pela autora será preciso que o foco seja deslocado de posição, ou seja, precisamos iniciar um investimento no desenvolvimento da produção de sentidos da criança sobre a realidade com a preocupação de como a criança sente, como se expressa usando diferentes canais ( corporal, oral, musical), como experimenta a diversidade de materiais, como cria sentidos sobre a realidade, no contato com o que dispõe desta realidade para ela.
Será necessário que cada profissional leve em conta  o diálogo com a expressividade das crianças, incentivando as capacidades de criação de cenas e narrativas com diferentes suportes, Permitindo as crianças invenções de situações além de soluções inusitadas para as questões que emergirem, permitindo que prossigam testando suas hipóteses, experimentando formas novas de relação e sustentação do  que constroem.
É possível agirmos assim??? Estamos tentando??? Como???
O primeiro passo será rever nossa forma de fazer planejamento: hoje o planejamento que fazemos  direciona o que as crianças farão. Usando o planejamento como antecipação, já sabemos sempre onde as ações vão chegar, consequentemente , diminuímos as possibilidades expressivas das crianças.
Nosso desafio: Como efetivamente, o espaço de trabalho com as crianças pode favorecer a expansão criativa, a invenção de problemas e soluções novas, além de diversificação de possibilidades expressivas, sensoriais e emocionais?

Vamos olhar para nossas práticas refletindo sobre o caminho que estamos seguindo a fim de incorporarmos as nossas práticas ações que nos ajudem a avançar!!!!