Teoricamente todos sabem o caminho a ser seguido na construção dos registros.A
observação sistemática, crítica e criativa do comportamento de cada criança, de grupos de crianças, das brincadeiras e interações entre as crianças no
cotidiano, e a utilização de múltiplos registros realizados por adultos e
crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.), feita ao longo do
período em diversificados momentos, são condições necessárias para compreender
como a criança se apropria de modos de agir, sentir e pensar culturalmente
constituídos. Conhecer as preferências das crianças, a forma delas participarem
nas atividades, seus parceiros prediletos para a realização de diferentes tipos
de tarefas, suas narrativas, pode ajudar o professor a reorganizar as
atividades de modo mais adequado ao alcance dos propósitos infantis e das aprendizagens
coletivamente trabalhadas.( Parecer 20/2009 p.16 )
Mas, e na prática como efetivamos esse processo?
A falta de momentos para esse exercício tem sido nosso maior obstáculo, porém a compreensão de que registrar é parte da profissão que escolhemos nos "obriga" a encontrar alternativas para realizar nossa tarefa.
Para que possamos refletir sobre nossos registros vamos acompanhar o trabalho realizado pela equipe do Pré II Rosangela, Maria Clara, Stefany e Dirleia por ocasião da visita que a turma fez a Caixa Cultural.
Esse trabalho foi realizado antes da visita para que as crianças tivessem repertório para compreender o que estaria acontecendo durante a exposição.
Todos ficaram muito empolgados com os registros, pois as crianças já sabem o que significam e vem fazedo seus proprios registros.
O exercício de registrar acabou protagonizando uma experiencia nova e riquissima que aconteceu durante o percurso realizado para chegar a Caixa Cultural.
O que expressa a resolução 2/009 está traduzida nesses registros?
Adultos e crianças se envolveram numa nova forma de olhar para questões comuns, o trajeto que em outros momentos foi motivo de preocupação nesse dia virou objeto de estudo e disparador de aprendizagens?
Esses são apontamentos significativos?
Os registros demonstram respeito aos tempos e espaços das crianças?
Podemos dizer que esses registros pontuam o processo formativo dessas profissionais?
Os registros traduzem as aprendizagens ocorridas pela turma?
O que poderia ser melhorado? Suprimido? Reorganizado?
Vamos pensar sobre isso!!!