CMEI VILA LORENA

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segunda-feira, 8 de agosto de 2016

A Teoria na Prática

Temos nos dedicado ao estudo do texto da Silvana Augusto: A Experiência de Aprender na EI, já percebemos que precisamos transformar as vivências oferecidas às crianças em experiências significativas e que esse processo exige uma mudança de postura dos profissionais.
Toda mudança causa um desconforto generalizado: aumenta a ansiedade, desperta insegurança, mexe diretamente com a estima quando coloca em xeque nossa postura enquanto profissionais.Por isso é preciso que estejamos conversando muito sobre o que entendemos dessas mudanças e quais as melhores opções para que sejam colocadas em prática.
Nossos estudos e discussões sobre o foco formativo nos levou a um caminho bastante complexo: o de apresentar a natureza as crianças não como um item distante mas como parte do que somos.
Esse desafio tem nos feito pensar sobre nossas ações nos levando a vivenciar experiências significativas junto com as crianças.
Portanto as condições apresentadas no texto pela Silvana para que a experiência na EI aconteça vêm se tornando cada vez mais claras aos nossos olhos: INTERAÇÃO parceria significativa entre profissionais e crianças, entre profissionais, entre crianças de diferentes turmas, entre crianças e demais adultos do CMEI, entre profissionais e familiares, onde cada um contribui com seus saberes enriquecendo e sendo enriquecido pelo outro. EXPERIÊNCIAS contextos aos quais as crianças serão expostas, propostas significativas e reais onde a interação ganha força e estrutura pois cada um assimila as informações contidas nesses momentos reelaborando-as, testando hipóteses, refazendo-as até que nesse exercício de aprendizagens sejam transformadas em conhecimentos e incorporados por cada integrante desse processo. CONTINUIDADE DA EXPERIÊNCIA  experiências exigem tempo, o tempo de amadurecimento de cada ideia, o tempo de se testar as possibilidades e hipóteses que essas ideias suscitam em cada um, o tempo de vivenciar essas experiencias em diferentes ângulos, tempo de conversar sobre o que está acontecendo e como está acontecendo.
Definitivamente as condições para que a experiência de aprender aconteça, exigem muito de cada um de nós, mas já compreendemos que esse é o melhor caminho e estamos dispostos a arregaçar as mangas e trabalhar pois o resultado de todos os nossos esforços está em oferecer a Educação Pública de qualidade que tanto almejamos!