Segundo Silvana Augusto na Educação Infantil a experiência está circunscrita por condições de interação, de diversidade e de continuidade.
Mas o que isso realmente significa?
INTERAÇÃO: enquanto ação conjunta da relação EU e o Outro;
Na prática significa estar perto, olhar no olho, ouvir, compartilhar os espaços, os afetos, os materiais e experiências diariamente.
DIVERSIDADE de experiências: enquanto ações planejadas que contemplem propostas individuais e coletivas respeitando os tempos e espaços.
Lembrando que uma diversidade de materiais e situações não promove a experiência.
A diversidade é pano de fundo para as elaborações das crianças.
CONTINUIDADE das experiências: A experiência exige tempo.
E preciso oportunizar a criança a retomada da atividade iniciada em outro momento, para que se aproprie dos procedimentos, testando novos usos para os mesmos materiais, novos olhares e ações para as mesmas propostas a fim de sistematizar conhecimentos.
A continuidade promove a exploração, a investigação, a sistematização de conhecimentos e a atribuição de sentido as vivencias cotidianas.
Nesse processo o planejamento se faz imprescindível não como o registro de atividades a serem executadas, mas como panorama de ações a serem vividas, sentidas, discutidas, reelaboradas, feitas e refeitas na construção de experiências significativas de aprendizagem!!
FÁCIL???????
DE MANEIRA ALGUMA... OS DESAFIOS TENDEM A AUMENTAR QUANDO ENTENDEMOS O TRABALHO A SER REALIZADO!!!