Segundo Silvana Augusto no texto A Experiência de Aprender na Educação Infantil o grande desafio dos profissionais é compreender que o desenvolvimento das crianças não é orgânico nem natural mas resultado de suas interações com o meio e no caso das instituições de educação Infantil, resultado das experiencias oferecidas a partir do trabalho pedagógico desenvolvido.
O maior problema está na percepção que temos sobre o trabalho a ser realizado... espaços escolares, professores, planejamentos, avaliações... esse contexto remeteu-nos aos bancos escolares, tendo como referencia, as escolas que frequentamos colocando sobre nossos ombros pressão total sobre o que deve ser" ensinado" já que as crianças "precisam" aprender com os profissionais de referencia.
Será?
Vamos voltar um pouco no tempo ... Como as coisas aconteciam quando nós eramos crianças?
A maioria de nós só foi para a escola aos sete anos mas e antes disso o que fazíamos? Onde ficávamos? Estávamos em nossas casas "brincando"... Crescendo, fazendo descobertas importantes, testando hipóteses, sofrendo com nossos pequenos ou grandes dramas.
Nós descobrimos o mundo e só então fomos mandados as escolas e isso fez toda a diferença!
E nossas crianças? Frequentam o CMEI a partir dos 3 meses e é aqui que vão ser apresentadas ao mundo... um mundo escolarizado, organizado por idade, fazendo o que os adultos consideram importante, dividindo afetos e espaços com uma multidão de desconhecidos.
Precisamos pensar muito sobre a postura que temos assumido nesse contexto. O que queremos fazer é exatamente o que estamos fazendo?
Como lidamos com todas as cobranças? O que temos proposta as crianças ? Que mundo estamos apresentando a elas?
O que podemos fazer para que estar na Educação Infantil seja uma experiência significativa?
Temos descoberto diariamente que a experiencia de aprender não é simples, nem fácil, mas, necessária ao desenvolvimento da profissão que escolhemos, já que a forma como as próximas gerações lidarão com o mundo tem tudo a ver com a maneira que nós lidamos com as crianças hoje.
Aos poucos nossa equipe está encontrando os caminhos para oferecer experiências significativas as crianças!!!!