CMEI VILA LORENA

CMEI VILA LORENA

sábado, 21 de maio de 2016

Integração com as familias. Qual é sua importância?

Quem trabalha na Educação Infantil sabe que muitos dos sábados trabalhados são de integração com as famílias, mas será que todos sabem o por quê disso? A equipe precisa conhecer essa relevância para que possa organizar planejamentos significativos. 
Veja o que diz o Currículo de São Paulo sobre o assunto:


Vocês podem questionar a escolha do texto mas é só para que vocês percebam que a "integração com as famílias é uma preocupação para além do CMEI. 
As relações da família com o CMEI precisam ser fortalecidas a fim de que possamos desenvolver um bom trabalho com as crianças.
Para que eles saibam que não somos "cuidadores" mas profissionais qualificados para atender crianças tão pequenas precisam nos conhecer e acreditar em nós. Se pretendemos excelência em nosso trabalho precisamos ver as famílias como aliadas e não como inimigas.
Pensando nisso para o dia 14/05 as equipes planejaram um encontro divertido, todos estiveram envolvidos em recepcionar as famílias com diferentes propostas de brincadeiras: corda e elástico, perna de pau, dança das cadeiras,o galo e a galinha, escravos de jó, pescaria com poesia, camarim de fantasias, atelie de arte além de jogos como bola no lençol e jogos de mesa.
As crianças tiveram oportunidade de mostrar aos familiares os espaços do CMEI e escolher com eles onde gostariam de brincar mas os profissionais também se envolveram e a diversão foi bonita de se observar!





































(...) _ Vem brincar comigo - propôs ele - Estou tão triste...
_ Eu não posso brincar contigo - disse a raposa - Não me cativaram ainda.
_ Ah! Desculpa - disse o principezinho.
Mas, após refletir, acrescentou:
_ Que quer dizer "cativar"? (...)
_ É algo quase sempre esquecido - disse a raposa - Significa "criar laços"...
_ Criar laços?
_ Exatamente - disse a raposa - Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. e eu não tenho necessidade de ti. E tu também não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas nós teremos necessidade um do outro. (...)
A raposa calou-se e observou por muito tempo o príncipe:
_ Por favor ... cativa-me! - disse ela.
_ Eu até gostaria - disse o principezinho - mas não tenho muito tempo. Tenho amigos a descobrir e muitas coisas a conhecer.
__ A gente só conhece bem as coisas que cativou - disse a raposa - os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo já pronto nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os  homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!
(...) assim o pequeno príncipe cativou a raposa. Mas, quando chegou a hora da partida, a raposa disse:
_ Ah! Eu vou chorar! 
_ A culpa é tua- disse o principezinho - eu não queria te fazer mal, mas tu quiseste que eu te cativasse...
(...) _ Adeus - disse a raposa - Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.
_ O essencial é invisível aos olhos - repetiu o principezinho para não esquecer.
( trechos do livro O pequeno príncipe) Antoine de Saint-Exupéry

E então há ou não importância na integração com as famílias? Vale a pena pensar sobre o assunto!!