CMEI VILA LORENA

CMEI VILA LORENA

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Quem é o profissional da Educação Infantil?

Quem somos? Como nos definimos nesse universo complexo que é a Educação Infantil? O que esperam de nós? E o mais importante o que esperamos de nós mesmos?
Tantas perguntas ... poucas respostas...
Já conseguimos nos desvencilhar do aspecto "assistencialista" impingido inicialmente aos chamados atendentes?
Assumimos a postura de ensinantes enquanto competimos por reconhecimento dos professores?
Quem é afinal de contas o profissional da educação infantil?

 

A construção da Identidade é um processo lento e muitas vezes doloroso, no entanto não há como fugir dele se queremos realizar um bom trabalho na área que escolhemos atuar.
Nesse processo precisamos estar atentos as conquistas alcançadas, as aprendizagens significativas que resultem em mudanças na maneira como vemos e nos relacionamos com o mundo. Não é uma tarefa fácil, muitas vezes o tão esperado reconhecimento não chega, as condições de trabalho não ajudam muito e as cobranças se amontanham em pilhas sem fim...
Todas essas condições ou a falta delas precisam ser discutidas e reivindicadas  nas instâncias competentes no entanto não podemos jamais usa-las como desculpa para não avançarmos na busca pela compreensão de que somos "profissionais" e que como tais investimos nossa energia e conhecimentos no aprimoramento de nossas competências, na ampliação de nossos repertórios e na condução de experiências cada vez mais significativas a fim de oferecermos educação pública de qualidade as crianças sob nossas responsabilidades por acreditarmos que cada uma delas têm o direito de que as coisas aconteçam dessa forma e nós o dever de efetivá-la!
Aspectos importantes para nossas reflexões...