Segundo Silvana de Oliveira Augusto precisamos compreender a experiência como elemento articulador no processo de desenvolvimento enquanto imerso na cultura e nas interações resultantes da rede de significações de cada uma das crianças.
Nesse contexto é preciso que a instituição educativa respeite os saberes de cada um e promova condições para que esses saberes dialoguem com as experiências propostas resultando em aprendizagens significativas.Lembrando ainda que estamos chamando de "aprendizagens significativas" aquelas em que as crianças tomem os novos conhecimentos em diferentes nodos de aprender assumindo-os em suas próprias experiências. Traduzindo ... estamos considerando experiências de aprendizagem aquelas que resultem em apropriação das informações no cotidiano das crianças com mudanças de comportamento não simplesmente como resposta a determinados questionamentos feitos pelos profissionais que esperam respostas comuns ao grupo de crianças com quem trabalham.
Tudo isso parece complexo?
Está difícil compreender como devem ser as ações dos profissionais comprometidos com esse aspecto do desenvolvimento?
O texto Experiência de aprender na Educação Infantil traz encaminhamentos metodológicos bastante claros e que podem ajudar a cada uma de vocês nessa aventura de ensinar na Educação Infantil:
Procurem rever seus planejamentos a luz dessas informações. Estão conseguindo proporcionar experiências significativas as crianças? O que pode ser feito para articular melhor as propostas que vocês têm feito a organização de experiências significativas que proporcionem aprendizagens significativas?
Ufa!!!! Mais questionamentos para ajudá-las a refletir sobre a prática pedagógica que estamos oferecendo as crianças que atendemos.