Mesmo nos esforçando para assimilar as mudanças não podemos nos esquecer de que o trabalho não pode parar.
Todos os dias nossas crianças chegam e são deixadas sob nossa responsabilidade e temos que oferecer a elas um cotidiano que as ajude a crescer com tranquilidade.
Estamos num processo longo mas nosso olhar tem nos mostrado perpectivas melhores para o trabalho que queremos realizar.
Já aprendemos que no momento o foco deve ser a maneira como estamos caminhando e nisso vocês tem se mostrado envolvidas, o que é bem positivo!!
Reaprender a olhar para o trabalho que fazem tem sido um grande desafio, mas vocês têm se esforçado principalmente porque já aprenderam a olhar para os pequenos com respeito.
Reaprender a olhar para o trabalho que fazem tem sido um grande desafio, mas vocês têm se esforçado principalmente porque já aprenderam a olhar para os pequenos com respeito.
Olha só o que andam propondo as profissionais do CMEI:
Maternal I:
A princípio alguém desavisado pode considerar que essa proposta está na categoria que costumavam chamar de "brincadeira livre", no entanto para as profissionais que vêm estudando e discutindo as práticas ela ilustra o que estamos estudando e nos propondo a fazer desenvolvendo propostas baseadas nos campos de experiência.
Planejar nessa perspectiva nos tira do lugar comum pois o planejamento não é mais de "propostas" e " brincadeiras" que precisarão ser executadas por todas as crianças, mas de possibilidades,ou seja, um planejamento de espaços e tempos em que as crianças possam testar hipoteses aprendendo enquanto brincam. Um planejamento que ao respeitar os saberes dos envolvidos permite que avancem em suas descobertas de maneira tranquila e feliz pois afinal de contas tratam-se de crianças pequenas e em nenhum lugar está escrito que o aprendizado precisa ser sofrido nem infeliz pois a descoberta do mundo é uma viagem que vale a pena!