CMEI VILA LORENA

CMEI VILA LORENA

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Campos de Experiência

   Para entendermos melhor como funciona a didática dos campos de experiências precisamos rever nossas concepões pessoais sobre criança e aprendizagens.
 Por quê?
   Nossas concepções mesmo que não percebamos é que determinam nossas ações, por isso inicialmente será preciso que cada profissional compreenda que deve rever as concepões em que acredita pois como reafirma Paulo Fochi a concepão de criança que age, cria e produz cultura deverá ser o foco de nossas atenções pois ao concebermos que nossas crianças não são receptoras passivas nem meras expectadoras dos adultos exigirá que cada um de nós mude sua forma de agir e sobre tudo de fazer proposiões e elas.

   Será que estamos preparadas para embarcar nessa viagem?
   Os campos de experiência propostos na BNCC segundo Fochi pedem uma pedagogia relacional, mas na  prática o que isso significa?
   Significa rever nossa maneira de fazer educação!!Uau!!!! É muita coisa!!!
   O que está em jogo nesse processo é nossa  identidade enquanto profissionais. Aprendemos que devemos "transmitir" os conhecimentos no entanto a dinâmica da vida tem nos jogado em outra direção e essa "experiência relacional" significa exatamente isso. Não somos os detentores do saber absoluto, até porque vivemos a era da informação e ela pode ser encontrada de formas muito mais prazeirosas bem longe dos espaços escolares. E agora?????? O que podemos fazer?????
   O primeiro passo é admitirmos que as mudanças são necessárias.
   O segundo passo é admitirmos nossa mudança pessoal nesse contexto.
   O terceiro passo é estarmos abertos para estudar, discutir e refletir sobre o trabalho que fazemos a fim de torná-lo cada vez mais significativo.
   O quarto passo é estarmos dispostos a tentar, mudar o ponto de vista, a maneira como concebemos o trabalho que fazemos.
   O quinto é estabelecermos parceria com toda a equipe envolvida, já que as mudanças perpassam não só o olhar dos profissionais de sala, mas dever perpassar todos os profissionais envolvidos no processo: administrativo, limpeza, alimentação, familiares. Toda a equipe precisa rever valores e concepões para que juntos possamosm construir uma caminhada significativa, um passo de cada vez!!